sexta-feira, 20 de abril de 2012

Rei do Baião: vida e obra no palco

Vida e obra de Luiz Gonzaga, ícone nordestino e eterno Rei do Baião, dão o tom no espetáculo musical "Cantigas do sol - O Dom Quixote de cordel", cuja pequena temporada se encerra hoje (sexta) no Teatro Alberto Maranhão, às 20h. A peça foi vencedora do Prêmio Míriam Muniz, da Funarte, e tem direção de Vital Santos. É definida como uma "ópera pobre brasileira", mas com a pretensão de um grande espetáculo.

Elenco é formado por 15 atores, que cantam, dançam e representam

"Cantigas do sol" foi criado dentro de uma perspectiva operística, inspirado nas composições de Zé Dantas, Humberto Teixeira, Zé Marculino e outras de domínio público, de forma a traçar um roteiro para contar a história de Luiz Gonzaga. O elenco é composto por 15 atores que, durante uma hora e meia de espetáculo,  cantam, dançam, representam e até fazem mágicas em algumas cenas. As canções são executadas ao vivo, representando o mote de violeiros   e a poesia popular marcante dos compositores nordestinos.

A montagem vai beber na fonte dos autos populares e na poética de Bertolt Brecht para dar beleza à riqueza de nuances e intenções, cujos signos  pretendem encantar pelo deslumbre estético e pela força das denúncias contidas, com objetivos políticos claros, resgatando na atual cena brasileira os grandes musicais. "O objetivo é apresentar uma cena com características de musicais do primeiro mundo, tendo como suporte um ótimo elenco. E também mostrar a musicalidade da nossa gente, refletida no jeito de andar, falar, dançar, e nas músicas", disse o diretor e ator Vital Santos.
Serviço: Cantigas do Sol - O Dom Quixote de Cordel. Sexta, às 20h, no TAM. Entrada: R$40 (inteira) e R$20 (estudante). Desconto para assinantes da TN: 50% em 2 ingressos inteiros. 

fonte:tribunadonorte.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário