quinta-feira, 22 de março de 2012

Petrobras apresenta recordes da área de gás e energia

O gerente executivo de Marketing e Comercialização da área de Gás e Energia da Petrobras, Antônio Castro, destacou as principais realizações da companhia no setor em palestra de abertura no Rio Gas Forum, realizada na quarta-feira (21), em Copacabana. Entre os avanços, citou o lucro recorde da área de gás e energia, o início do aproveitamento do gás do pré-sal e os recentes recordes de produção atingidos pela companhia.
 
 

O lucro operacional em 2011 foi recorde, chegando a R$ 4,2 bilhões. Também foi atingido o recorde de 37 milhões de metros cúbicos de gás por dia entregues ao mercado. Em dezembro, foram alcançados os recordes mensal e diário, com 46,1 milhões de metros cúbicos ofertados ao mercado no dia 23 daquele mês. Para Castro, “a elevação da oferta de gás natural em 2011 foi possível graças à entrada em produção dos campos de Mexilhão, Uruguá e Tambaú, na Bacia de Santos”.

Outro destaque foi o início do escoamento da produção do campo de Lula em setembro de 2011. Segundo Castro, “o gás do pré-sal já é uma realidade no mercado brasileiro e nas operações da Petrobras”.

Para atingir esses resultados, a Petrobras encerrou, em 2011, um ciclo de investimentos na malha de transporte de gás natural, que totalizou US$ 15 bilhões desde 2007. Durante o ano, a Petrobras iniciou as operações do Gasoduto Caraguatatuba-Taubaté e da Unidade de Tratamento de Gás de Caraguatatuba, em São Paulo. Com esses investimentos, a Companhia atingiu o total de 42 sistemas de compressão e 173 pontos de entrega instalados no Brasil, com uma malha de gasodutos de 9,7 mil km de extensão.

O Rio Gas Forum está sendo realizado no Copacabana Palace, no Rio de Janeiro, e acontece até esta quinta-feira (22).
  
Fonte: Agência Petrobras
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário