quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Rolls-Royce fecha contratos de US$ 650 mi com Petrobras

O grupo britânico operará nos campos de Lula e Guará

A Rolls-Royce recebeu da Petrobras novos contratos com valor potencial de 650 milhões de dólares para apoiar as atividades de produção offshore da empresa no Brasil. Serão fornecidos pela Rolls-Royce 32 turbogeradores com turbinas a gás RB211, incluindo unidades de recuperação de calor, para atender aos requisitos de geração de energia de oito plataformas distintas, utilizadas no processamento de hidrocarbonetos e no armazenamento de petróleo.

 Os equipamentos operarão nos campos de Lula e Guará, localizados na área do pré-sal da Bacia de Santos. 

Segundo a Rolls-Royce, os 32 novos turbogeradores com turbinas a gás serão entregues em grupos de quatro, sendo que as primeiras unidades estão previstas para entrega no primeiro semestre de 2013. Cada uma das oito plataformas flutuantes serão equipadas com quatro turbogeradores com turbinas a gás. Além disso, a fim de assegurar que as elas operem em níveis de desempenho máximo, o grupo britânico fornecerá à Petrobras serviços de manutenção, suporte técnico e treinamento na próxima década.

Em fevereiro, a Rolls-Royce anunciou planos para a construção de uma unidade para montagem e testes de turbinas a gás em Santa Cruz, no Estado do Rio de Janeiro, em uma área de 103 mil metros quadrados, que receberá um investimento de mais de 100 milhões de dólares.

A previsão é que essa unidade esteja operacional no primeiro semestre de 2013. Equipamentos referentes a esses contratos e previstos para instalação nos campos petrolíferos de Lula e Guará estarão entre as primeiras unidades a serem montadas e testadas na nova instalação da Rolls-Royce.
A Rolls-Royce é uma empresa global de sistemas de energia que atua no Brasil há mais de 50 anos.
(Com Agência Estado)fontes: uol.com

segunda-feira, 28 de novembro de 2011

MPF instaura três novos inquéritos para apurar vazamento na bacia de Campos

O Ministério Público Federal (MPF) em Macaé (RJ) instaurou nesta segunda-feira (28) três novos inquéritos civis públicos para apurar o vazamento de óleo no campo de Frade, na bacia de Campos, no litoral fluminense. O vazamento no local, de responsabilidade da empresa americana Chevron, começou no último dia 8             .


O primeiro inquérito irá apurar os impactos que o acidente pode causar à atividade pesqueira e à economia dos municípios de Macaé, Casimiro de Abreu, Carapebus e Rio das Ostras. O segundo vai apurar a omissão do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) em elaborar os planos regionais e nacional de contingência, previstos há mais de dez anos pela lei 9966/2000, segundo o MPF. E o terceiro inquérito vai analisar a precariedade dos procedimentos de fiscalização da ANP (Agência Nacional de Petróleo) e do Ibama, uma vez que os dois órgãos se baseiam principalmente em dados fornecidos pelas próprias petroleiras em suas fiscalizações, alega o Ministério Público Federal, por meio de nota.
O procurador da República Flávio de Carvalho Reis pediu expedição de ofício à Marinha, à ANP e ao Ibama --quem acompanham o vazamento--, requisitando cópia de todos os relatórios técnicos relacionados ao acidente ambiental e esclarecimentos quanto aos impactos do vazamento.
A ANP determinou na semana passada que a Chevron teria suas atividades de perfurações suspensas até que o problema fosse esclarecido. No último dia 23, a empresa afirmou que o vazamento estava controlado. O prejuízo que o derramamento causou, entretanto, ainda não foi completamente estimado.

fonte;. uol.com

Após acidente, Chevron diz que planeja investir US$ 3 bi no Brasil

Apesar de ter tido atividades de exploração suspensas no Brasil, a norte-americana Chevron manifestou interesse de continuar participando dos leilões de blocos de petróleo no país, disse um alto executivo da companhia norte-americana nesta sexta-feira.
A afirmação foi feita embora não exista previsão de novas rodadas licitatórias, suspensas desde 2008 em meio a um processo de mudanças no marco regulatório para adequar o sistema às descobertas do pré-sal.
Segundo o presidente da companhia para a região de América Latina e África, Ali Moshiri, a Chevron pretende ainda investir 3 bilhões de dólares nos próximos três anos no Brasil. O valor supera os 2,1 bilhões de dólares que já foram investidos pela companhia no país desde 1997.
Barcos trabalham para conter o óleo nas proximidades da plataforma da Chevron, na bacia da Campos (ROGÉRIO SANTANA/GOVERNO DO RIO)
Segundo o executivo, estes recursos são destinados basicamente para o campo de Papa-Terra, também na bacia de Campos. Moshiri afirmou ainda que praticamente não há mais investimento previsto para o campo de Frade, uma vez que todo o desembolso planejado para este campo já havia sido feito.
"Pretendemos continuar participando de novas licitações de blocos exploratórios de petróleo no Brasil, se houver criação de valor e vantagens", afirmou ele em entrevista a jornalistas.
Sobre os projetos de perfuração da companhia, Moshiri afirmou que havia a intenção de ter um outro poço no campo de Frade, que chegaria à camada do pré-sal, e que está suspenso por ora. Mas acrescentou que a companhia pretende retomar este projeto quando a questão for resolvida

Decisão precipitada

Ele disse ainda que "foi precipitada" a decisão da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) de suspender todas as operações de perfuração da petroleira.
O executivo afirmou que gostaria de ter participado da discussão que levou à suspensão da atividade de perfuração da companhia.
"Estou fisicamente no Brasil desde terça-feira, mas só recebi a notificação (de suspensão das perfurações) na quinta-feira. Neste período podíamos ter sentado e debatido as questões (técnicas)", disse Moshiri.
A ANP suspendeu as operações da Chevron na noite da última quarta-feira, após um vazamento de petróleo no campo de Frade, operado pela companhia na bacia de Campos.
Com relação a perdas decorrentes do fim das operações no poço, ele disse que foram cerca de 50 milhões de dólares em prejuízos. Deste total, 30 milhões de dólares foram gastos com operações de limpeza do óleo que vazou e o restante refere-se aos 20 milhões de dólares que já haviam sido gastos na perfuração do poço.
Na quinta-feira, após reunião com o ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, Moshiri disse que a empresa seria "paciente" sobre o processo que apura o vazamento.
Em nota nesta sexta-feira, a ANP informou ter havido uma diminuição da mancha de petróleo na região do vazamento.
"No sobrevoo realizado ontem (24) por helicóptero da Marinha, com técnicos da ANP, foi verificada nova diminuição da mancha, que continua se afastando do litoral", afirmou a ANP em nota.
"A partir da observação visual, estima-se que ela esteja com 3,8 km de extensão e cerca de 1 km2 de área."
Na segunda-feira, segundo a ANP, a mancha tinha cerca de dois quilômetros quadrados. Ainda é possível notar o afloramento de óleo na superfície, acrescentou a agência.
"Reitera-se que, como o vazamento ocorreu a grande profundidade, o óleo leva tempo considerável para chegar do fundo do mar até a superfície. Assim, outras manchas que surjam não representam, necessariamente, um novo vazamento."

fonte; uol.com

terça-feira, 15 de novembro de 2011

PRISSÃO DE COLUNA

HOJE,

TIVEMOS UMA PRISSÃO POR DIFERÊNCIAL.

QUANDO NÓS ESTAVAMOS REGISTRANDO INCLINAÇÃO DO POÇO

ACONTECEU O QUE A CONTECEU

PRISSÃO DE COLUNA.

DEPOIS PUBLICAREI O RESULTADO.

VELEU !!

tempo

BOM DIA, GALERA!

ESTOU ESCREVENDO ESSAS PEQUENAS MIGALHAS

DE LETRAS SÓ PARA DIZER QUE

ESTOU EMBARCADO E MEU TEMPO É POUQUÍSSIMO

ENTRETANDO PUPLICAREI POUCO OU NADA.

ATÉ APROXIMA.

VALEU !!!!

Você sabia que o morcego doa sangue para salvar a vida de outro morcego ?

Apesar da associação com vampiros, nem todo morcego é sugador de sangue. Acredite você, dentre as mais de mil espécies de morcegos conhecidas, apenas três são hematófagas, isto é, se alimentam de sangue. E mais: justamente os hematófagos fazem o papel de doadores!
Quer saber por que um morcego pode precisar de doação de sangue? Porque esses animais podem perder até um quarto de seu peso corporal se ficarem apenas duas noites sem alimento. O emagrecimento faz a temperatura do corpo do animal baixar e, com isso, ele pode morrer.

Você sabia que o morcego doa sangue para salvar a vida de outro morcego?
As chances de um morcego, em uma situação frágil dessas, sobreviver aumentam se outro morcego regurgitar, quer dizer, colocar para fora pela boca o sangue que estava em seu estômago. Eis a doação de que estamos falando, uma ação movida pelo instinto de sobrevivência, sem agulhas!
Essa doação de sangue, fique sabendo, não é feita ao acaso: os morcegos escolhem dentro da colônia para quem querem dar o sangue e, em geral, preferem dividi-lo com parentes. As mamães são as maiores doadoras – cerca de dois terços das regurgitações de sangue são feitas entre mães e filhotes.
Viu só?! Até mesmo na sociedade dos morcegos, doar sangue é um gesto valioso para salvar a vida de semelhantes que precisam de ajuda

fonte: uol.com.br

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

vagas de emprego !

Galera de Mossoró fique atento para esta semana.

Pois está semana a fiver star estará recrutanto trabalhadores para seu quadro de funcionário


para trabalhar em  Minas.


Valeu !!!

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Perfuração poço de petróleo .wmv

Que tal um "video movie"


Para refletir: Palestra na madrugada.

Um homem com andar meio cambaleante é parado pela polícia às quatro da manhã e é perguntado para onde está indo.

- Estou a caminho de um lugar para ouvir uma palestra sobre os efeitos do álcool e das drogas no corpo humano. Os danos causados pela esbórnia e a farra, na degradação da vida amorosa conjugal. Nos impactos negativos sobre o sistema nervoso central e periférico, advindos dessa vida desregrada e sem Deus no coração. Dos malefícios aos órgãos internos e também os externos, devastados pela ingestão desenfreada de fumo e álcool, bem como, o perigoso, e degradante envolvimento com as profissionais do Sexo...

O policial pergunta:
- Fala sério?? E quem vai dar uma palestra desta abrangência e relevância científica nesta hora da madrugada?!

Ele diz:
- Minha esposa!

fonte: desconhecida


E aí galera ! Que tal um donwload de apostilha de Brocas.

Tudo que você quer saber sobre as brocas de perfuração.

Apostilha de Brocas

ckiqui aqui !! e "good read"

O que é Blowout?

Blowout é um fluxo descontrolado de hidrocarbonetos saindo de um poço de petróleo devido a alguma falha no seu sistema de controle de pressão. Blow-out é o fluxo descontrolado de fluidos da formação para a superfície, devido ao desbalanceamento entre a pressão hidrostática da lama de perfuração ou fluido de completação e a pressão da formação.





O que fazer para evitar?

Para se evitar um blow-out, é necessário realizar um rigoroso controle de pressão hidrostática do poço, para assegurar que ela sempre seja um pouco mais alta do que a pressão no interior da formação, assim, os fluidos da formação não poderão sair descontroladamente. Por outro lado, a pressão no poço não pode ser muito elevada, do que no interior da formação para evitar que o fluido de perfuração entre na formação, danificando a mesma.

fonte: wikipédia e google

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Tião do Petróleo

Veja que reportagem de VIDA !


download

Aqui tem uma dica de download do livro da segunda edição.

FORMULAS AND CALCULATIONS FOR DRILLING, PRODUCTION AND WORKOVER

aproveitem é grátis.

clique aqui !

Olha só que bacana!!!! Aí vai uma dica de leitutra. "good read"


Descrição Uma referência rápida para o dia-a-dia de trabalho fora da plataforma ou de um guia de estudo útil para perfuração e também cursos de controle de certificação, fórmulas e cálculos para Perfuração, Produção e Workover serviu uma geração de profissionais de campos petrolíferos ao longo das suas carreiras. Compacto e de fácil leitura, fórmulas e cálculos para a Produção e perfuração e Workover, 3 ª Edição é uma ferramenta de resolução de problemas economiza tempo para os impasses mais básicas ou complexas encontradas no campo. Todas as fórmulas e os cálculos são apresentados em easy-to-use, a ordem passo-a-passo, praticamente toda a matemática necessária para uso na plataforma de perfuração, está aqui em uma fonte conveniente, incluindo fórmulas para gradiente de pressão, gravidade específica, a saída da bomba, anular velocidade, a flutuabilidade fator de volume, peso slug, design coluna de perfuração, cimentação, profundidade de washout, densidade de estacas, eo tubo preso. 

 


O manual mais completo de seu tipo, fórmulas e cálculos para a produção de perfuração e Workover, 3 ª Edição apresenta 30% de novas informações, incluindo estudos de casos e simulações com base equações.
Por
Norton J. Lapeyrouse , Consultant, Randy Smith Training Solutions Norton J. Lapeyrouse, Consultor, Randy Smith Training Solutions
William C. Lyons, Ph.D., PE , New Mexico Institute of Mining and Technology, Socorro, New Mexico, USA William C. Lyons, Ph.D., PE, New Mexico Institute of Mining and Technology, Socorro, Novo México, EUA
Thomas Carter Thomas Carter 

fonte:elsevier