sábado, 24 de março de 2012

blog do mendes e mendes. O que é isso !


Cangaço não é bicho de sete cabeças.
Cangaço é Cultura.
Estudar o cangaço é fantástico.
Venha!



Esse blog é do sou velho e cansado, e quase, arrá amigo José Mendes.
Palavras do próprio bloqueiro !

fonte: petroleorn.blogspot.com

Tremor de 5,3 graus sacode a zona central do Chile

Um tremor de 5,3 graus de magnitude na escala Richter sacudiu na madrugada deste sábado (24) a zona central do Chile, sem que tenha produzido vítimas, danos materiais ou alterações nos serviços básicos.


O movimento telúrico, que durou vários segundos, ocorreu às 4h28 e teve seu epicentro 43 quilômetros ao nordeste da localidade de Casablanca, situada na região central de Valparaíso, segundo informou o Serviço Sismológico da Universidade do Chile.



O sismo, que teve uma intensidade de grau V na escala de Mercalli em Valparaíso e Santiago, também foi sentido nas regiões centrais de El Maule e O'Higgins.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha indicou que o tremor não reúne as condições para gerar um tsunami no litoral do Chile.
sacudiu na madrugada deste sábado (24) a zona central do Chile, sem que tenha produzido vítimas, danos materiais ou alterações nos serviços básicos.



O movimento telúrico, que durou vários segundos, ocorreu às 4h28 e teve seu epicentro 43 quilômetros ao nordeste da localidade de Casablanca, situada na região central de Valparaíso, segundo informou o Serviço Sismológico da Universidade do Chile.

O sismo, que teve uma intensidade de grau V na escala de Mercalli em Valparaíso e Santiago, também foi sentido nas regiões centrais de El Maule e O'Higgins.

O Serviço Hidrográfico e Oceanográfico da Marinha indicou que o tremor não reúne as condições para gerar um tsunami no litoral do Chile.

MEC notifica 30 universidades por suspeita de manipulação no Enade

Elas são acusadas de apontar só bons alunos para realizar a prova e, assim, obter melhor desempenho na avaliação federal

Além da Universidade Paulista (Unip), acusada de manipulação no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, outras 30 instituições de ensino superior foram notificadas pelo Ministério da Educação acerca de discrepâncias entre o número de alunos matriculados e o número de participantes do Enade. O MEC não informou quais instituições foram notificadas.


As instituições são acusadas de selecionar os melhores estudantes para realizar o Enade, o que distorceria o desempenho das universidades na avaliação. Elas têm dez dias para se manifestar a respeito. Caso as explicações recebidas pelo MEC sejam insuficientes, auditorias podem ser abertas para aprofundar as investigações. A primeira auditoria foi anunciada na quinta-feira. Durante os próximos 60 dias, técnicos do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) e da Secretaria de Regulação e Supervisão do Ensino Superior (Seres) visitarão as instalações da Unip.


No incío do mês, denúncia apontou que a Unip escolhe apenas seus melhores alunos para realizar o Enade, que avalia a qualidade dos cursos de todas as instiuições de ensino superior do país. A prática, em tese, distorce o desempenho da universidade na avaliação, melhorando sua nota. A Unip enviou ao MEC documentos em sua defesa. De acordo com o ministério, as explicações oferecidas não foram suficientes.


O Enade avalia a qualidade do ensino superior a partir de provas aplicadas a estudantes que ingressam e também aos que concluem cursos. Em 2011, foram avaliadas as carreiras de biologia, ciências sociais, licenciatura em educação física, filosofia, física, geografia, história, letras, matemática, música, pedagogia, química, arquitetura e urbanismo, engenharia, computação e artes visuais. Cerca de 400.000 estudantes fizeram as provas.


Após as denúncias contra a Unip, o ministro Aloizio Mercadante anunciou mudanças nas regras do Enade. A partir deste ano, os alunos do penúltimo semestre também participarão da avaliação. "Isso resolve o problema de postergar a formatura do aluno por um semestre, intencionalmente ou não, para poder eventualmente melhorar o desempenho no Enade. Nós queremos que todos eles façam a prova para que tenhamos a verdadeira avaliação da instituição", disse o ministro.



São Marcos – Também na quinta-feira, o MEC decidiu descredenciar a Universidade São Marcos, de São Paulo, após processo administrativo em que se verificaram irregularidades na instituição. Entre os problemas apontados, está a falta de ato de recredenciamento da instituição, descumprimento de medida cautelar de suspensão de novos ingressos e de medidas de saneamento determinadas pelo MEC em 2011. Com o descredenciamento, a instituição deverá providenciar a transferência dos alunos e a entrega da documentação acadêmica aos interessados em 90 dias. 

fonte:http://veja.abril.com.br/noticia/educacao/mais-30-universidades-sao-notificadas-pelo-mec

RPM da broca. Quem está correto?

Olá, amantes da cultura prolíficas.
 Recebi um e-mail  perguntando sobre como descobrir a rotação por minuto RPM (revolução) da broca quando usamos um motor de fundo na coluna e girando a mesa rotativa.
Para muitos, essa pergunta parece boba, mas já me deparei com duas repostas que me deixaram intrigadas. A primeira resposta; não podemos somar o desempenho do motor com a mesa rotativa porque o (drive  shaft ou eixo) do motor de fundo não eleva o giro para mesa rotativa, é como se ele não atingisse a mesa ou vise versa. Se fossemos pela lógica estaria corretíssima.  A segunda resposta; cada motor de fundo tem seus dados de desempenho específicos que lhe dará a rotação por minuto através da vazão.

Vamos para o exemplo. Veja o desenho abaixo.
Vejam que a revolução é 0,147 vezes por minuto e um galão por minuto da passagem do fluido de perfuração.
Então, podemos dizer que o RPM da broca  é a velocidade da mesa rotativa mais a soma da taxa de fluxo específico do motor de fundo.  
Vamos para prática:
Dados do motor de fundo;
rotação por galão = 0,147
Galão por minuto = 320
O RPM do motor é  = 0,147 x 320 = 47 Rpm
Total de RPM = 47 + 220 = 267 RPM da broca (ROTAÇÃO POR MINUTO)
Esse calculo é usado na área da perfuração em todo mundo, portando é considerado correto.
Uma dica quando estiver usando um motor de fundo a primeira pergunta que deve ser feita  é qual é a constante do motor de fundo? 0,147.
Fonte: livro; Formulas and Calculations for Drilling, Production and Workover, Second Edition

sexta-feira, 23 de março de 2012

Sonda de Perfuração 325 México, catastrófica.

Vejam algumas fotos da Sonda 325 México. Não sei o que a conteceu e não tenho muitos detalhes sobre isso mas parece que o top drive atingiu o bloco de coroamento













Neste lugar fica o Sondador

Tudo destruido!

A bucha da mesa no chão

veja a catarina (traveling block)



bloco de coroamento (crown block)



Gancho da Catarina (hook) no chão




Desejo que as imagens ajudem, de alguma forma, a avitar acidentes nas sonda de perfuração.

Se você tiver quaisquer comentários, por favor, sinta-se livre para compartilhar.


fonte:http://www.drillingformulas.com

A família Piancó está de luto


Cristina Alves de Lima, neta de Joaquim Piancó, faleceu no dia 18 de março de 2012,
Os familiares convidam parentes e amigos para assistirem a missa que será celebrada em sufrágio de sua alma, neste domingo, dia 25 de março, às 11:00 horas na igreja de Nossa Senhora da Piedade, Jaboatão - PE, à Av. Bernardo Vieira Melo (defronte a McDonald), onde a família irá se reunir para compartilhar com os que ali comparecerem, momentos de orações.

Chico Anysio morre aos 80 anos

Morreu no início da tarde desta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista e ator Chico Anysio. O cearense estava internado no Hospital Samaritano, em Botafogo, na Zona Sul do Rio. 
Internado há três meses com problemas cardiorrespiratórios, Chico respirava nos últimos dias somente com a ajuda de aparelhos. O humorista passou por uma sessão de hemodiálise na última quarta-feira (21) e estava sendo medicado para controlar sua pressão arterial.
A última internação de Chico aconteceu no dia 22 de dezembro, por conta de um sangramento. Apesar do problema ter sido controlado, o ator apresentou uma infecção pulmonar, e após ser submetido a uma laparotomia exploradora, teve um segmento de seu intestino delgado retirado. Desde então, o artista passou por diversas complicações.
O início de uma luta quase incessante do humorista ocorreu em maio de 2009, aos 78 anos, quando foi diagnosticado com uma séria doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), chamada enfisema pulmonar, adquirido após décadas de fumo compulsivo.  
Francisco Anysio Paula Filho faria 81 anos no dia 12 de abril.
65 anos de carreira.
Chico Anysio interpretou cerca de 200 personagens na televisão, e estima-se que seja o comediante a ter interpretado mais papéis no País. Dentre os mais conhecidos estão o Professor Raimundo, o galã Alberto Roberto, a fofoqueira Salomé, o vampiro Bento Carneiro e muitos outros.
Chico começou sua vida como humorista profissional no rádio, paralelamente à sua atividade de radialista. Sua maneira peculiar de imitar vozes foi descoberto na Rádio Guanabara, em 1949. Depois de passar por diversas emissoras, se estabeleceu na Rede Globo em 1969.
O cearense passou 38 anos fazendo sucesso entre crianças e adultos com o quadro "Escolinha do Professor Raimundo" no ar, e nesse período o Professor lançou alunos memoráveis, como Zilda Cardoso, Mussum, Tom Cavalcante, Mauro Gonçalves (o Zacarias), Heloísa Perrisé, Ingrid Guimarães, Claudinha Rodrigues e Pedro Bismark.
 fontes: Originalmente publicado no Diário do Nordeste Online | 15h03m | 23.03.2012
 
 

quinta-feira, 22 de março de 2012

Graciliano Ramos

Graciliano Ramos foi outro "hóspede" famoso do Presídio de Dois Rios, foi preso político durante a ditadura de Getúlio Vargas sem nunca saber a real razão de ter sido mandado para a cadeia.
É considerado um dos maiores escritores brasileiros do século XX e proeminente representante do romancismo. Também foi prefeito e jornalista em Alagoas.
 
 
Graciliano Ramos escreveu o livro “Memórias de um cárcere”, detalhando sua experiência no período em que esteve no presídio da Ilha Grande.
Graciliano Ramos faleceu no Rio de Janeiro, no ano de 1953, vítima de câncer pulmonar.
fonte: blog do mendes e mendes